Arqonline Cursos - Portal

 A IMPORTÂNCIA DAS

CORES NA ARQUITETURA 

As cores transmitem diferentes sensações que influenciam diretamente no nosso dia a dia. Elas exercem forte influencia nos aspectos físico, mental e emocional das pessoas. Por isso é importante atenta-se a escolha das cores para seu ambiente, tanto para parede quanto para mobiliário.

 

Confira agora um resumo sobre as cores e as sensações que elas nos proporcionam:

Branco

O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. Transmite uma sensação de limpeza, pureza e frescor.

branco

Preto

Atenção com o uso dessa cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um “efeito especial”, tanto dentro quanto fora da casa. Muito usado no teto com pé-direito alto para dar sensação de rebaixo. Sugere nobreza, distinção e elegância.

Preto

Cinza

A cor é muito utilizada como simbolismo de autocontrole é uma cor neutra a qual traz elegância, estilo e destaque a objetos e móveis com cores mais fortes.

Cinza

Verde

Traz alegria e vida. No piso e em detalhes, lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins. Sugere harmonia, equilíbrio, frescor, calma e alivia o estresse.

Verde

Laranja

Lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, a brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

É uma cor acolhedora e quente, favorece o otimismo, entusiasmo e bom astral.

Laranja

Amarelo

A cor da junventude transmite luminosidade, alegria e otimismo, em grandes áreas e superfícies pode incomodar por causa da incidência de luz. Cor vibrante, transmite alegria e favorece a criatividade.

Amarelo

Vermelho

É uma cor enérgica e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando usada em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e exotismo. Em demasia, pode ser vulgar. Sugere força, virilidade, dinamismo e agitação.

Vermelho

Azul

Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar monotonia e sono. Transmite calma e maturidade. Aliado ao branco, cria sensação de limpeza e frescor. Em tons mais claros, é capaz de acalmar e tranquilizar os ânimos.

Azul
ASSINATURA BLOG.png