10 de janeiro de 2018 curso de arquitetura e urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo – O que esperar do Curso?

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Normalmente quando estamos terminando o ensino médio, já vem uma preocupação em nossa cabeça: Qual tipo de graduação fazer? Essa é a pergunta que muitos estudantes ainda no ensino médio se fazem. Encontrar um tipo de graduação que primeiramente esteja dentro do seu orçamento financeiro e perfil são os passos mais importantes na escolha. Muitos não sabem o que vão encontrar no Curso de Arquitetura e Urbanismo. O que é uma dúvida normal, pois como este segmento vem passando por diversas atualizações, é normal acontecem mudanças. Pensando nisso, resolvemos criar este artigo, para esclarecer o que esperar do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Entendo Melhor o Curso de Arquitetura e Urbanismo

Primeiro precisamos entender o que este profissional estará apto ao final do curso. Criar ambiente, planejar um método de trabalho para cada ambiente e elaborar plantas bastante detalhadas. Esse é um dos objetivos do profissional do curso de arquitetura e urbanismo. Além de estabelecer os melhores materiais para o seu projeto, questões de iluminação e ventilação. O Arquiteto e Urbanista também esta ligado ao crescimento de cidades, municípios. A expansão de áreas urbanas, se dá principalmente pela intervenção e métodos empregados pelo profissional urbanista.

curso de arquitetura e urbanismo - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
O Curso de arquitetura e Urbanismo é um dos cursos mais completos para futuros profissionais de arquitetura, pois explora bastante a capacidade de projetar a desenvolver ambientes em geral.

A partir disso, talvez você já tenha escolhido fazer o Curso de Arquitetura e Urbanismo correto? Se você ainda esta indeciso, fique conosco até o final do artigo e tire suas próprias conclusões. Pronto? Vamos lá!

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Introdução a Arquitetura

Normalmente quando iniciamos o Curso de Arquitetura e Urbanismo nos deparamos com bastante parte teórica. Porém é preciso levar em consideração que no curso são abordados diversos tópicos importantes, listados abaixo:

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Desenho Arquitetônico

É um dos segmentos mais importantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, se não o mais importante. Você vai precisar saber e aprender a desenvolver e criar projetos. Você com certeza já deve ter ouvido ou visto plantas com dimensões, escalas correto? A especificação de fachadas, elevações e outros tipos de estruturas fazem parte do desenho arquitetônico. Então com toda certeza, o Desenho arquitetônico vai ser a sua base para o Curso de Arquitetura e Urbanismo.

desenho arquitetonico - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
O Desenho arquitetônico, trabalha muito a capacidade de se reinventar do profissional de arquitetura e de criar projetos com nível de detalhes de forma a economizar tempo e dinheiro na obra.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Prática de Desenhos Livres

Nos primeiros meses de Curso, você vai se deparar com a prática de desenhos livres. Este é um dos tópicos mais preferidos por estudantes de arquitetura, pois aqui quem manda é a imaginação. Se você nunca ouviu falar em desenhos livres, saiba mais em curso de perspectiva a mão livre em arquitetura.

perspectiva a mao livre 5 - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
Alguns consideram a perspectiva a mão livre, uma arte! A capacidade de criar traços precisos e incríveis é uma das principais técnicas que os arquitetos estão utilizando ultimamente para conquistar a cativar cada vez mais seus clientes.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Topografia

A topografia não só é importante como vital para o arquiteto urbanista. Neste módulo, os alunos vão conhecer um pouco mais sobre o tipo de solo e a área onde são desenvolvidos projetos. Por que isso é importante? Bem, você não iria construir um edifício em uma área que não oferecesse principalmente uma topografia favorável não é? Por isso que a topografia é um dos principais aspectos abordados no curso.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Normas da Construção

Não só de construções vive o arquiteto. É necessário conviver com as normas. E muitas delas podem ser um empecilho na hora de se realizar uma obra ou projeto. É por elas que chamamos de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elas são importantes para poder definir se aquele tipo de obra esta dentro de padrões aceitáveis, de forma que não agridam o meio ambiente ou o local onde vão se situar.

normas ABNT - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
As normas ABNT servem para poder decidir tudo aquilo que está dentro dos padrões dentro da construção civil ou não. Normalmente elas são utilizadas para se evitar acidentes, proibir construções indevidas, entre outras coisas.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Projeto de Interiores

Ao lado do desenho arquitetônico, é um dos pontos mais importantes do curso de arquitetura e urbanismo. Aqui você vai aprender principalmente como funciona o planejamento de projeção de espaços. A análise de aspectos estéticos e principalmente o conforto ao cliente, será os pontos mais importantes abordados no curso. Você também pode optar por fazer um curso complementar somente de Design de Interiores, pois alguns pontos no curso de arquitetura acabam não sendo abordados. Nós também dispomos de um treinamento e Curso de Design de Interiores. Confira nossa ficha técnica.

design de interiores - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
A grande tarefa do profissional de Design de Interiores é sempre pensar a frente a necessidade do cliente. É sempre imaginar a melhor perspectiva possível do ambiente que esta sendo projetado.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Estágio Supervisionado

Um dos pontos mais esperados pelos estudantes do curso de arquitetura e urbanismo. O estágio supervisionado, algumas vezes pode ser a última etapa, antes da sua formação. E será neste estágio, onde você vai colocar em prática tudo o que aprendeu durante o curso. O Estágio é fundamental pois, aproxima o aluno ao máximo das condições reais do que é arquitetura e urbanismo. Após meses, até anos, você vai poder colocar na prática a sua forma de trabalho, absorver conhecimento e principalmente criar um perfil.

Tente aproveitar o máximo o seu estágio, e aprender com pessoas mais experientes e vividas neste campo do que você. Aproveitar as oportunidades e ganhar experiência é fundamental para se tornar um profissional graduado e pronto para o mercado de trabalho.

estagio arquitetura - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?
O Estágio é uma das grandes e poucas oportunidades para o aluno se moldar como um profissional de sucesso, absorver conhecimento e principalmente adquirir um perfil de carreira.

Curso de Arquitetura e Urbanismo – Considerações Finais

Estes foram alguns pontos do que você pode esperar do seu curso de arquitetura e urbanismo. Vale salientar que a área de arquitetura é enorme, cheia de possibilidades e muito estudo. Existem hoje no Brasil, diversas faculdades, com os mais variados preços para te ajudar a ingressar o mais rápido possível a instituição de ensino. Você também pode complementar seus estudos com cursos alternativos. Eles vão ajudar bastante a “complementar” assuntos que não foram abordados no curso de arquitetura e urbanismo.

E você? Já se decidiu se realmente deseja fazer este tipo de curso. Tem alguma opinião sobre o assunto e gostaria de dividir com a nossa equipe? Deixe nos comentários o que você achou e vamos debater um pouco sobre!

Links Úteis

Cursos de Arquitetura

Abrir um Escritório de Arquitetura

Quanto Cobrar por um projeto de arquitetura

Siga-nos em nossas Redes Sociais

icone logo facebook - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?icone logo instagram - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?icone logo blog - Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: