1 de março de 2018 memorial descritivo

Memorial Descritivo – O que é, e qual sua importância?

Memorial Descritivo – Obra e Arquitetura

Quando estamos desenvolvendo um projeto arquitetônico, geralmente nós geramos diversas pranchas, e nelas estão contidas todos os desenhos do nosso projeto. Desde a fase inicial, até a sua finalização. Porém muitas vezes, o que esquecemos e que é de vital importância é o que chamamos de memorial descritivo. Ele é tão importante, ou até mais do que o próprio projeto em si, pois nele será detalhado tudo o que foi utilizado no projeto. Pareceu meio confuso? Memorial Descritivo nada mais é do que TUDO, o que você realizou no projeto. Todas as fases, materiais utilizados, tudo o que ocorreu durante o período de obra. O memorial descritivo também pode ser utilizado antes mesmo da obra começar ou durante. Isso por que muitos clientes precisam ter a noção exata do quanto vão gastar. E esse gasto passa principalmente pelo uso correto do memorial descritivo. Pois neles estarão listados todos os tipos de materiais que serão utilizados e o que acontecerá na obra. Na imagem abaixo, você pode conferir um exemplo de memorial descritivo:

memorial descritivo descrição - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?

Memorial Descritivo de Obra

Este é o mais comum e que são bastante utilizados por profissionais de arquitetura. O memorial descritivo de obra normalmente contempla os itens listados abaixo:

  • Dados da Obra: Informações como nome do cliente, endereço, obra, área do terreno, são essenciais para o preenchimento do memorial descritivo.
  • Equipe Técnica: Neles estarão constando as informações do responsável de cada fase do projeto. Arquitetura, elétrica, hidráulica, estrutural, etc…
  • Fundações: Estrutura. Basicamente, o que manterá a casa em condições de uso.

Existem outros itens que podem ser utilizados no memorial descritivo também. Tais como parede, forro, pintura, elétrica, mobiliário, pavimentação, vidros, esquadrias, etc…

Vale salientar que cada item citado, pode possuir diversos subitens, dependendo do tipo de obra que estiver sendo desenvolvida. O memorial descritivo também pode variar dependendo da complexidade ou tipo de obra a ser executada.

Memorial descritivo de mobiliário

Esta é uma parte em particular do memorial descritivo que gostaríamos de nos aprofundar um pouco mais. O objetivo neste caso do memorial é listar todo o mobiliário conforme o projeto, para que não haja problemas em sua execução. Na maioria das vezes o responsável pelo memorial descritivo de mobiliário é o próprio arquiteto ou o designer de interiores. Cabe a eles, além de oferecem soluções práticas e designers arrojados, apresentarem tudo o que irão executar no memorial. Vamos listar alguns sub itens deste tipo de memorial abaixo:

Layout: Esta parte faz referência ao projeto em si. Serão detalhes específicos sobre a disposição do mobiliário dentro do ambiente. Normalmente esta é a parte mais desgastante, pois requer bastante prática e experiência por parte do profissional.

Descrição do Mobiliário: Aqui o profissional precisa citar todo e qualquer tipo de mobiliário que será usado no projeto. Citar especificações, cor e alguns citam até preço, para que o cliente tenha total controle de seus gastos. Segue abaixo um exemplo de memorial descritivo de mobiliário para maior entendimento.

memorial descritivo 2 723x1024 - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?

Escolhendo Profissional para o Memorial Descritivo

Normalmente para elaborar este documento são diversos profissionais envolvidos no projeto, porém a confecção normalmente fica a cargo do arquiteto. É necessário ter muito cuidado na escolha deste tipo de profissional. Pois além de gerir a sua obra, ele ficará responsável por todo o plano de obra e gerenciamento da mesma. Além de gerar o memorial descritivo, para que a obra corra sem maiores problemas e custos adicionais. Ter um profissional experiente e de confiança é de vital importância para quem não ocorram maiores problemas durante o projeto. Economizar na hora de contratar estes tipos de profissionais pode ser um problema. Muitas vezes o cliente, evitando ter maiores gastos acaba fazendo boa parte de todo o processo sozinho ou com alguém com orçamento mais flexível. Na maioria das situações, isso pode se tornar um problema, pois o profissional de arquitetura estudou e se formou para aquela atividade. E ninguém melhor do que ele para conduzir sua obra de forma objetiva.

Tipos de Memorial descritivo

Como vocês já devem ter percebido, existem inúmeros tipos de memorial descritivo e cada um deles contempla um determinado aspecto da obra. Segue abaixo os principais:

  • MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL
  • MEMORIAL DESCRITIVO COMERCIAL
  • MEMORIAL DESCRITIVO PARA EXECUÇÃO DE PISCINA
  • MEMORIAL DESCRITIVO DE DESMEMBRAMENTO
  • MEMORIAL DE UNIFICAÇÃO
  • MEMORIAL DE RESIDÊNCIA PARA DEMOLIÇÃO
  • MEMORIAL DE TANQUE SÉPTICO E FOSSA

E você pode estar se perguntando do por que tantos tipos, e por que não um só. É uma pergunta interessante, porém bastante obvia. É necessário saber separar cada tipo de memorial descritivo para que no final as informações não fiquem confusas. É a mesma coisa que juntar o memorial descritivo de mobiliário com o de instalações elétricas. Cada um tem um função e objetivo. O que no final, o profissional de arquitetura precisa é, ser bastante preciso nas informações para que a obra não fuja do controle.

tipos de memorial descritivo - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?

Como elaborar meu memorial descritivo?

Como elaborar meu memorial descritivo?

No final deste artigo, vamos disponibilizar diversos memoriais, para que você tenha uma noção básica, e assim poder seguir uma linha de raciocínio. Para elaborar o seu memorial, precisamos seguir alguns passos que serão exibidos abaixo:

  • Primeiro é necessário saber qual o tipo de memorial a ser elaborado;
  • Preencher todas as informações corretamente relacionadas a obra ou projeto;
  • Em se tratando de laudos técnicos, a conjugação do verbo sempre precisa estar no passado, pois o projeto já fora realizado.
  • O memorial de demolição por exemplo precisa ser conjugado no futuro, pois ainda vai acontecer. É um plano que o profissional irá elaborar e que precisa ser feito desta forma.

Gostaríamos de abrir um parênteses para a questão do Laudo, pois consideramos que seja muito importante neste aspecto do memorial. Laudo nada mais é do que um documento com parecer de dados referente a um determinado projeto. Tais informações são, levantamento de dados, avaliação de estrutura, estudo do caso, projetos em execução ou desenvolvidos, etc…

Talvez não tenha ficado bastante claro a questão do Laudo, então vamos exemplificar:

Suponhamos que você profissional de arquitetura é chamado para emitir o laudo de uma obra que acabara de ser embargada pela prefeitura. A sua primeira missão é avaliar todo o local, e buscar soluções para que em uma próxima avaliação da prefeitura, aquele local, tenha autorização para estar naquele lugar. É importante então elaborar um memorial com tudo o que será necessário empregar naquele local, como materiais por exemplo. E ao fim da obra, emitir um laudo técnico atestando que todo o serviço que fora realizado, está dentro das normas e padrões estabelecidos.

Memorial Descritivo – Considerações Finais.

Memorial Descritivo – Considerações Finais.

O memorial descritivo, além de importante, é parte fundamental não só do profissional de arquitetura, mas da construção civil em si. É muito importante ter todas as informações e ser o mais detalhista possível na hora da confecção do memorial. Obviamente que você profissional de arquitetura já conheça isso, pois muito provavelmente aprendeu na faculdade, ou pelo menos deveria. Nos links abaixo, você pode conferir alguns tipos de materiais descritivos e laudos, para ter mais ou menos uma noção de como confeccionar o seu. Grande abraço e até a próxima!

Clique Aqui e tenha acesso aos modelos de memorial e laudos técnicos.

LINKS ÚTEIS

Vray para Sketchup

Perspectiva de Arquitetura

Estudante de Arquitetura

 

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCAIS!

icone logo facebook - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?

icone logo blog - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?icone logo instagram - Memorial Descritivo - O que é, e qual sua importância?

 

3 comentários em “Memorial Descritivo – O que é, e qual sua importância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: