mercado de trabalho arquitetura

Arquitetura – Por que existe tanta desunião entre os arquitetos?

dezembro 21, 2017 by in Arquitetura

Arquitetura - Por que existe tanta desunião entre os arquitetos?

Muitos se perguntam se existe algum tipo de união na classe de arquitetura. E diferentemente de outras profissões, é não! Existe um problema grave com o segmento de arquitetura, e gostaríamos de te convidar para um debate saudável. A primeira questão que gostaríamos de pontuar é o fato de existir bastante vaidade entre os arquitetos. Por ser uma profissão que envolve bastante marketing pessoal e bastante "glamour", é até certo ponto natural existir a vaidade. O grande problema é quando o arquiteto se deixa levar pela vaidade, e acha que pode tudo, dificilmente aceita críticas, entre outras coisas.Um dos grandes e principais problemas na profissão de arquitetura, são as EMPRESAS! Isso mesmo, as empresas tem um impacto muito grande na desunião da classe. Para exemplificar bastante nossa ideia, gostaríamos de apresentar alguns pontos:
  • Você com certeza já deve ter presenciado ou praticado o que chamamos de "prostituir o serviço". O que seria isso? Você com certeza, em algum momento, já deve ter cobrado muito menos do que o seu concorrente, somente para não perder o cliente correto? Ultimamente tem havido muita discussão em relação a isso. Cobrar por um valor inferior em relação ao seu concorrente é uma prática normal no mercado de trabalho. O grande problema muitas vezes é você cobrar abaixo do seu concorrente, da média do que se é cobrado, e bem abaixo do que você espera. Prostituir o serviço, significa cobrar muito abaixo, apenas para não perder o cliente. Isso além de ser errado, compromete totalmente sua carreira como arquiteto.

O problema dos Estágios de Arquitetura!

  • Você com certeza já deve ter ouvido falar em: estagiário de arquitetura correto? Mais você sabia o que os escritórios de arquitetura estão fazendo atualmente para contratá-los? Você quando começa o seu estágio de arquitetura, espera poder aprender, adquirir conhecimento e experiência. Para que ao final da sua faculdade e do seu estágio, você esteja pronto para se tornar um arquiteto. Essa é uma das expectativas dos estagiários ultimamente, que infelizmente não condiz com a realidade. As empresas e escritórios de arquitetura hoje procuram principalmente estagiários(COM PERFIL, CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA DE ARQUITETO). Jornadas de trabalho que não condizem com o perfil do estagiário e salário cada vezes mais baixos.
arquitetura 1
Um dos grandes problemas dos escritórios de arquitetura é não darem chance a quem está começando, focando apenas no lucro.

Arquitetura não é difícil, saiba mais como!

Vocês poderiam se perguntar se não estamos aumentando muito. Gostaríamos de não estar noticiando isso para você, mas essa é a grande realidade. Escritórios de arquitetura esperam muito mais dos estagiários, e oferecem muito menos em troca. Não existe uma relação de parceria entre o escritório de arquitetura e o estagiário. As empresas em busca do lucro, exigem conhecimento e experiência de alguém, a quem tinham de proteger e oferecer. E para piorar, alguns arquitetos, por falta de oportunidade, acabam preenchendo a vaga. Neste caso, o único ganhador é o escritório de arquitetura, pois lucra com mão-de-obra barata e conta com experiência de um profissional graduado.E por fim, não temos um órgão regulador para este tipo de atividade. Além disso, o arquiteto paga anualmente uma taxa, que só tende a crescer para o CAU (conselho de arquitetura e urbanismo). Que em nossa opinião, não entendemos o por que do pagamento deste valor. Se tivéssemos órgãos fiscalizadores mais implacáveis, mais estagiários teriam a oportunidade de aprender, e os graduados teriam mais chances de sobreviver ao mercado de trabalho.

Grandes Sacadas para você que está começando em arquitetura:

  • Se você não sabe se vai gostar de arquitetura, comece com um curso técnico;
  • Estude bastante e procure se atualizar sobre os principais softwares que os arquitetos mais utilizam;
  • Invistam em Cursos a distância;
arquitetura 2
Perseverança, força de vontade e sede de conhecimento são os principais fatores que fazem o arquiteto de sucesso.
E principalmente, não desanime. O mercado de trabalho é competitivo e agressivo, e muitas vezes premia aquele que esta mais preparado. Estudar e se aprimorar dentro do seu segmento é o melhor a se fazer. Conte sempre com a Arqonline Cursos, e nossos profissionais para te encaminhar no caminho certo, rumo ao mercado de trabalho.E então, o que você achou? O que deve mudar no ramo da arquitetura? Concorda que os escritórios deveriam priorizar o conhecimento ao invés do lucro? Curta, compartilhe e deixe o seu comentário. Vamos debater sobre o assunto!Curta a nossa página do facebook.Saiba mais sobre nossos Cursos em DVD.Conheça nossos Cursos Online.

A Arqonline Cursos é um portal voltado para profissionais de arquitetura, engenharia e design de interiores. Em nosso site, você pode conferir as principais novidades, ter acesso aos melhores cursos e materiais produzidos por quem é referência no mercado de trabalho. Disponibilizamos também uma área onde o estudante ou profissional pode fazer o download gratuitos dos nossos principais materiais, garantindo assim máxima eficiência, e a certeza de estar adquirindo conteúdo de qualidade. Contamos com um blog, onde semanalmente abordamos um assunto que seja de interesse do nosso público, visando atualizá-los e mantê-los o mais próximo do mercado de trabalho.

Comments (0)

No comments

Leave comments

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Endereço: Rua Dois, Bloco 23 - Recife, Pernambuco

CNPJ: 28.802.377/0001-83

Email: [email protected]

Whatsapp: (81) 98453-1530

Acesse agora nosso Aplicativo:
pict
pict
Copyright © Gridgum all rights reserved. Powered by GRIDGUM