perspectiva de arquitetura capa

Os melhores Softwares para Modelagem e Perspectiva 3D

fevereiro 14, 2018 by in Arquitetura

Perspectiva de Arquitetura em 3D

Qual o melhor software para a criação de perspectiva de arquitetura? É uma pergunta que permeia o meio dos arquitetos e profissionais de desenvolvimento 3D. Precisamos entender que diversos programas para este meio, tem finalidades diferentes. Alguns são melhores para cenas externas, outros para internas, e nunca chegamos a uma conclusão de qual o melhor. Fizemos um review dos principais softwares de modelagem 3d e perspectiva de arquitetura, e no final deste artigo, vamos listar aquele "mais completo".Primeiramente precisamos entender alguns aspectos dos softwares que produzem perspectiva de arquitetura. Hoje em dia, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes em relação a estes tipos de trabalho. Em busca de oferecer os melhores projetos, profissionais de arquitetura estão cada vez mais se atualizando nesse aspecto. Criar imagens foto realistas de projetos, além de requerer um computador preparado para isso, exige bastante conhecimento técnico. Antes de começarmos a analisar os softwares, vamos citar o que você precisa primeiramente para começar a trabalhar com perspectiva de arquitetura em 3D.

Perspectiva de Arquitetura - Setup Computador

Não adianta você ter todo conhecimento técnico, e não possui recursos para fazê-lo. Muitas pessoas antes de comprarem nossos cursos sempre nos fazem a mesma pergunta: "este programa roda no meu PC"? Sendo bastante direito: obviamente os computadores mais antigos não conseguem dar conta de executar os programas atuais. Quer dizer que quando mais caro o computador, melhor será seu desempenho. Sim e Não! Sim, por que quanto mais você puder investir em um computador, melhor. E não em relação a necessidade de ter o setup mais caro. Você precisa levar em conta 3 aspectos na hora de comprar um computador para desenvolver perspectiva em arquitetura:

Perspectiva de Arquitetura - Componentes

Processador: Quanto mais forte e poderoso ele for, melhor. De preferência nesses casos, exigisse que o usuário tenha no mínimo um processador i5. De preferência i7, para trabalhos mais pesados.  O trabalho do processador neste caso, será "processar". Todas as ações, texturas, tour. Enfim, tudo o que for criado durante o projeto, o processador terá a incumbência de dar conta de tudo isso. Processadores mais fracos, além de oferecerem uma baixa experiência de uso para o profissional, pode levar a travamentos ou ao não uso do software.Memória: Quanto mais melhor? SIM! A memória é responsável por aguentar o tranco nas horas em que o computador é levado ao extremo. Normalmente as lojas que vendem computadores, vendem qualquer tipo de setup com no mínimo 8gb de memória. Com 4gb é praticamente inviável você desejar criar perspectiva de arquitetura. Portanto, quanto mais memória o seu computador tiver, melhor será para o seu projeto. O mínimo recomendado é de 8gb, porém diversos profissionais já estão trabalhando a partir de 16gb.Placa de Vídeo: É um dos, se não o mais importante do setup de um computador. A placa de vídeo vai ser responsável por permitir a renderização do seu trabalho. Muitos computadores hoje em dia não possuem PLACA DE VÍDEO OFFBOARD. E devido a este problema, muitos profissionais não conseguem utilizar estes softwares para perspectiva de arquitetura. O recomendado é que você tenha uma placa de vídeo offboard de no mínimo 4gb. E neste caso aqui, quanto mais, melhor. Normalmente nestes casos, você não vai gastar menos do que R$ 4.000,00 em um computador. Então prepare o bolso, por que se você deseja incrementar qualidade a sua perspectiva de arquitetura, vai ser preciso gastar um pouco mais. Vamos agora conhecer os principais softwares que realizam este tipo de trabalho:

Perspectiva de Arquitetura - Sketchup

Talvez um dos softwares mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro. E talvez você não saiba, mas o Sketchup é um dos programas que permitem a criação de projetos com imagens foto realistas. Porém neste caso, o Sketchup não trabalha sozinho. Ele irá contar com a ajuda de um plugin que também é bastante conhecido: o Vray. Esse plugin possibilita ao profissional, utilizar toda a modelagem criada e converter em uma imagem. A perspectiva de arquitetura criada com o vray é simplesmente sensacional. Porém leva bastante tempo para você conseguir aprender a manusear ambos. Se você quiser mais informações sobre o Sketchup e Vray, acesse nosso Curso de Sketchup. Vale salientar que para este caso, você não precisa de um computador tão potente. O que na maioria dos casos, é bastante utilizado por profissionais de arquitetura.Você sabia que nós temos um Curso completo de Sketchup? Neste curso você vai aprender a desenvolver modelagens de cenas internas e externas. E principalmente a criar imagens de qualidade. Para maiores informações, clique em Curso de Sketchup.
apartamento para sketchup 2
O Sketchup juntamente com o Vray são um dos Softwares de modelagem e renderização mais poderosos que existem atualmente no mercado.

Perspectiva de Arquitetura - Lumion 3D.

Um dos softwares de perspectiva de arquitetura mais conhecidos do mercado. Com o Lumion, além de criar cenas em 3D, existe a possibilidade da criação de tour virtual. Assim você consegue oferecer a possibilidade ao cliente, de navegar pelo seu projeto. Se você possuir um computador com configurações mais modestas, conseguirá rodar as versões mais antigas do Lumion. A versão 4 e 5 não exigem uma configuração tão sofisticada assim. Porém para as versões 6 a 8, você irá precisar de um computador top de linha. As principais características do Lumion é a facilidade de manuseio e uma grande biblioteca de materiais. Você pode utilizar os blocos que são disponibilizados pelo Lumion dentro do seu projeto. Uma outra característica positiva do software é a possibilidade de trazer projetos de outros programas para dentro do do Lumion. Você pode facilmente levar o seu arquivo do Sketchup e exportá-lo diretamente para o Lumion.Em nosso portal, você também pode encontrar um Curso completo de Lumion. Além de aprender as principais técnicas de perspectiva de arquitetura, você vai dominar as técnicas de criar um tour virtual. Para maiores informações, clique em Curso de Lumion.
Curso de Lumion 3
O Lumion atualmente é um dos softwares de criação de projetos 3D mais leves e simples do mercado. É um dos mais indicados para quem está começando ou ainda não possui muita noção de projetos 3D.

Perspectiva de Arquitetura - Unreal Engine

Está é sem dúvida, o melhor Software para perspectiva de arquitetura do mercado. O Unreal Engine nativamente foi criado para o desenvolvimento de jogos. Por essa característica, muitos profissionais de arquitetura vislumbraram a oportunidade de utilizá-lo. Talvez você não saiba, mas muitos dos jogos atuais, foram criados ou tiveram participação direta do Unreal Engine. Devido a essa qualidade empregada a essa engine, é totalmente recomendável a criação de projetos utilizando este software. Porém é altamente recomendável o uso de um bom computador, pois todos os seus componentes são bastante exigidos. O Unreal Engine além de conseguir gerar imagens fantásticas, existe um aspecto que o torna diferencial. A interação com o cenário, faz deste programa único. Você já se imaginou dentro de um tour virtual, e poder trocar por exemplo, a cor de uma parede? Mudar a cor do sofá, do tapete ou até mesmo de uma cortina? Além disso, milhares de outras interações, tais como abrir uma porta, sons ambientes e muitas outras mais.Percebeu a qualidade dos projetos feito no Unreal Engine? Por isso em nossa opinião, este software é simplesmente o melhor para criação de perspectiva de arquitetura. Gostaria de aprender o Curso? Saiba mais clicando em Curso de Unreal Engine.

Perspectiva de Arquitetura - 3DS Max

Acharam que íamos nos esquecer dele? Logo o 3ds max, um dos mais complexos e utilizados no mercado. Mesmo sendo um dos renderizadores mais utilizados atualmente, ainda é um dos mais complexos para se aprender. O 3ds max junto com o vray são um dos softwares mais utilizados e completos do mercado. Tanto para a utilização do software, quanto para o render, é recomendável que se invista em um computador de preço mediano.Nós atualmente temos um guia definitivo em vídeo, e caso você tenha interesse. Clique em Curso de 3DS Max.
curso 3ds max1
O 3DS Max é um dos Softwares mais complexos para se aprender hoje em dia, pela variedade de opções que são apresentadas ao usuário. Porém, é uma das ferramentas mais poderosas na mão de profissionais que já possuem certo manuseio com o mesmo.

Perspectiva de Arquitetura - Considerações Finais

Poderíamos passar horas aqui citando mais renderizadores e softwares, e falando seus principais aspectos. Porém todos eles possuem uma coisa em comum. A necessidade de investimento em um computador. Para conseguir as melhores imagens, é vital o investimento em periféricos para que você possa realizar tal tarefa. Vale salientar também que nós dispomos de cursos para todos esses softwares apresentados em nosso artigo, e te encorajamos a entrar nesta área. Além de ser um nicho que financeiramente é bastante rentável, a possibilidade de aprender uma nova profissão é garantida. E você, o que achou do nosso artigo? Quais as configurações do seu computador? Qual o render que você utiliza? Se ficou alguma dúvida em relação as configurações de computador, deixe a sua dúvida nos comentários.Links ÚteisArquitetura e ConstruçãoEstudante de ArquiteturaPlanta Humanizada SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCAIS! icone logo facebook 1icone logo instagram 1icone logo blog 1

A Arqonline Cursos é um portal voltado para profissionais de arquitetura, engenharia e design de interiores. Em nosso site, você pode conferir as principais novidades, ter acesso aos melhores cursos e materiais produzidos por quem é referência no mercado de trabalho. Disponibilizamos também uma área onde o estudante ou profissional pode fazer o download gratuitos dos nossos principais materiais, garantindo assim máxima eficiência, e a certeza de estar adquirindo conteúdo de qualidade. Contamos com um blog, onde semanalmente abordamos um assunto que seja de interesse do nosso público, visando atualizá-los e mantê-los o mais próximo do mercado de trabalho.

Comments (3)
Talita Souza
- fevereiro 15, 2018
Nossa, artigo legal! A configuração do meu computador: Processador: AMD FX 8320 8Gb de memória Placa de vídeo: GTX 750 de 1GBQue tipo de programa ele consegue rodar com essa configuração?
    Arqonline Cursos
    - fevereiro 15, 2018
    Olá Talita,É uma excelente configuração. A única coisa que estou sentindo falta é um pouco mais de memória na sua placa de vídeo. Com essas configurações, você pode rodar normalmente o Sketchup com Vray, Lumion (até a versão 5) e o Unreal Engine (projetos não pesados). Pra falar a verdade, você pode executar todos os programas. O que acontece, é que em alguns casos, se você trabalhar com arquivos pesados, talvez o seu computador não consiga dar conta! Se tiver mais alguma dúvida, conte conosco.Atenciosamente,
Arqonline Cursos
- fevereiro 14, 2018
Quaisquer tipo de dúvidas a cerca das configurações necessárias para executar determinado software, por favor, deixem nos comentários que teremos o maior prazer em ajudar. Uma outra informação que consideramos de extrema relevância é o fato, de muitos profissionais estarem optando por notebook ao invés do computador de mesa. Normalmente o notebook, mesmo projetado para estes tipos de tarefas, acaba sendo sobrecarregado muito devido a altos picos de desempenho, o que pode, com o tempo, reduzir sua qualidade de vida e de uso. Quaisquer tipo de dúvidas a cerca do assunto, utilizem os comentários e não se esqueçam de compartilhar nosso artigo.

Leave comments

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Endereço: Rua Dois, Bloco 23 - Recife, Pernambuco

CNPJ: 28.802.377/0001-83

Email: [email protected]

Whatsapp: (81) 98453-1530

Acesse agora nosso Aplicativo:
pict
pict
Copyright © Gridgum all rights reserved. Powered by GRIDGUM