projetos de arquitetura

Projetos de Arquitetura – Fechando contrato com Clientes

janeiro 17, 2018 by in Arquitetura

Projetos de Arquitetura - Como vender seus projetos?

Todos nós sabemos que vender é uma arte. Requer bastante conhecimento do mercado e do nicho ao qual você esta trabalhando. Alguns dizem que você precisa nascer com o dom da venda, entre muitas outras coisas. Saiba que 90% delas são apenas pura conversa fiada. Ninguém nasce com o dom da venda, você desenvolve isso. Na arquitetura especialmente, existe uma dificuldade muito grande entre os arquitetos de venderem seus projetos. Alguns tentam apelar para o preço baixo ou outras técnicas, o que nem sempre da certo. Vamos te ensinar nesta publicação como vender seus projetos de arquitetura e faturar bastante. Pronto? Vamos lá:

Projetos de Arquitetura - Saiba tudo seu cliente.

Parece ser uma frase bem manjada, porém precisamos analisar diversos aspectos relacionados a isso. Os clientes que normalmente precisam de projetos de arquitetura, são os mais variados possíveis, e dos mais variados preços. Existem os clientes corporativos, comerciais, residenciais, entre muitos outros. Quando por exemplo, você vender seus projetos de arquitetura para um cliente corporativo, você estará lidando com pessoas experientes. Você primeiramente, deve classificar cada cliente se baseando principalmente naquilo que ele precisa. A partir disso, você poderá dar os seguintes passos rumo ao fechamento de contrato. Por isso é muito importante saber o tipo de cliente com o qual você irá prestar o serviço.
saiba mais sobre seu cliente
Conhecer o cliente, é um dos passos mais importantes, principalmente para conquistá-lo. Saber as necessidades e limitações do cliente, são um dos fatores que vão determinar o preço final cobrado pelo arquiteto.

Projetos de Arquitetura - Trabalho de Marketing

Normalmente quando o cliente solicita o serviço de um arquiteto ou escritório é por que soube através de algum anuncio ou marketing. É muito importante para que haja vendas de projetos de arquitetura o trabalho de anuncio da sua marca. Independente se você for autônomo ou não, é vital que as pessoas conheçam o nome da sua empresa. Google Meu Negócio, Linkedin entre muitas outras plataformas são perfeitas para divulgar sua marca. Diariamente, pessoas, empresas, precisam de serviços relacionados a arquitetura. Cabe a você decidir inserir sua marca/empresa no mercado de trabalho. Em breve iremos criar um artigo, de como colocar sua empresa na internet, não perca!
marketing digital de empresas
O Marketing Digital é essencial para todo profissional. Se você deseja com que sua marca seja vista no mundo inteiro. É necessário o trabalho de divulgação na internet.

Projetos de Arquitetura - O Preço

Muitos arquitetos acabam colocando o dinheiro, a frente de qualquer coisa em seus projetos de arquitetura. Pensar no lucro é bom, mas e pensar na satisfação do cliente e na fidelização do mesmo, você já fez isso? Muitas vezes aquele cliente desconhecido, pode abrir inúmeras portas para o seu sucesso profissional. Cabe a você, saber como lidar na hora de dar o preço a um clientes em potencial. Na maioria das situações, o cliente desiste assim que ouve a proposta do arquiteto.

A Velha história "depois ligamos"

E muitas vezes, por medo ou por falta de melhores condições financeiras, o negócio não se concretiza. Você com certeza já deve ter ouvido palavras como "depois eu ligo", "eu vou pensar, e depois entro em contato". E no final das contas, o cliente não liga para você. Mais por que isso acontece? Isso faz parte da cultura brasileira, não se assuste. Algumas vezes quando o cliente não quer fechar o negócio naquele momento, ele utiliza das frases citadas acima. Como forma de acreditar estar ganhando tempo para procurar outro profissional mais barato. Tente conhecer mais sobre o seu cliente, financeiramente falando. Saiba as suas condições, e tente principalmente chegar a um acordo. Porém, nunca deixe de valorizar o seu serviço na hora de repassar um preço. Projetos de arquitetura, requerem tempo e detalhamento e por isso são feitos por profissionais qualificados.

Projetos de Arquitetura - Controle seu Cliente.

Um dos pontos mais complicados em desenvolver projetos de arquitetura, é muitas vezes saber dizer não ao cliente. Mais aquela máxima de "O cliente tem sempre razão" não se enquadra nessa situação? Como tudo é muito relativo, nesse tipo de situação, não. Você como profissional de arquitetura precisa saber educar seu cliente. Mostrar ao seu contratante a sua forma de trabalhar, é essencial na hora de fechar um contrato. Passar segurança para o seu cliente, é fundamental para reforçar esse tipo de "controle" sobre as decisões do projeto. Esses casos em projetos de arquitetura são mais freqüentes para cliente residenciais. Mostrar o que pode ser feito, e principalmente o que não pode ser feito é importante. Porém tudo precisa ser bem argumentado, se baseando em informações precisas.
dizendo não ao cliente
É muito importante controlar o cliente. Entender suas necessidades, porém fazer tudo dentro da limitação estética e permitida pelo projeto. Saber dizer não ao cliente, é uma das tarefas mais difíceis para o profissional de arquitetura

Projetos de Arquitetura - Feche o Contrato

Normalmente quando o cliente entra em contato com você, é marcado uma reunião para que sejam acertados maiores detalhes. É primordial que os projetos de arquitetura sejam fechados na reunião. A taxa de contratos que são acertados em uma segunda reunião em diante, são muito pequenos. Os motivos são os mais variados, mas principalmente são os motivos que citamos nos tópicos acima. O que o profissional de arquitetura precisa entender, é que a primeira reunião é a mais importante e decisiva de todas. Nela, se definem prazos para pagamento, data para realização e conclusão de obras. É muito importante passar segurança para o cliente, e principalmente seguir algumas regras básicas:
  • Tenha um Site/Blog na Internet: As vezes é a forma mais eficiente de você se encontrado e sua marca desenvolvida;
  •  Em posse dos dados do cliente antes da reunião, elabore 3 tipos de contratos exibindo valores que contemplem diversos tipos de realidades. Assim você não corre o risco de perder o cliente, devido a uma proposta muito elevada.
  • Filtre o máximo de informações sobre o que o seu futuro cliente precisa. De posse delas, monte um portfólio se baseando nas necessidades do seu cliente. Isso mostra, que você esta preparado e a sua forma de trabalhar.
Assinatura de Contrato
Sempre tenha em mente que é primordial que na primeira reunião, os detalhes financeiros, tempo de inicio e fim de obra, e principalmente a assinatura do contrato sejam finalizados.
 

Projetos de Arquitetura - Considerações Finais

Após uma intensa leitura sobre como desenvolver e cobrar por seus projetos de arquitetura, a que conclusão chegamos? Primeiramente,  que é um mercado que há espaço para todos. Segundo, que existem os mais variados tipos de clientes, e você precisa ter um cuidado especial para cada um deles. Você não precisa cobrar valores tão abaixo de concorrência apenas para vender seus projetos de arquitetura. Não desmereça o seu trabalho, muito menos os profissionais que fazem parte da profissão de arquitetura. Faça um trabalho forte de Marketing Digital nas redes sociais para que você seja encontrado. E por hoje é só! Esperamos que você tenha gostado, e aproveitado bastante as dicas. Liberamos os comentários abaixo, caso você queira deixar alguma opinião relevante sobre o artigo. Abraços e até a próxima! Links Úteis Curso de Arquitetura e Urbanismo - O que esperar do Curso? Cursos de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores Blocos de AutoCad - 10.000 Blocos Gratuitos para Download   SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCAIS! icone logo facebook 1icone logo instagram 1icone logo blog 1

A Arqonline Cursos é um portal voltado para profissionais de arquitetura, engenharia e design de interiores. Em nosso site, você pode conferir as principais novidades, ter acesso aos melhores cursos e materiais produzidos por quem é referência no mercado de trabalho. Disponibilizamos também uma área onde o estudante ou profissional pode fazer o download gratuitos dos nossos principais materiais, garantindo assim máxima eficiência, e a certeza de estar adquirindo conteúdo de qualidade. Contamos com um blog, onde semanalmente abordamos um assunto que seja de interesse do nosso público, visando atualizá-los e mantê-los o mais próximo do mercado de trabalho.

Comments (2)
writeessay
- abril 11, 2018
write an essay for me http://dekrtyuijg.com/ You said that very well.
Projetos de Arquitetura – Como vender seus projetos? | Blog Arqonline Cursos
- janeiro 18, 2018
[…] Fonte: Projetos de Arquitetura […]

Leave comments

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Endereço: Rua Dois, Bloco 23 - Recife, Pernambuco

CNPJ: 28.802.377/0001-83

Email: suporte@arqonlinecursos.com.br

Whatsapp: (81) 98453-1530

Acesse agora nosso Aplicativo:
pict
pict
Copyright © Gridgum all rights reserved. Powered by GRIDGUM